Descubra o clube comandado por um ex-jogador do São Paulo que se inspira no Mirassol e deseja se tornar uma força poderosa.

Responsável pela administração do Cosmopolitano, um clube do interior de São Paulo criado há apenas três anos e que deseja se tornar profissional e se destacar no cenário nacional: “Ter sonhos não é algo fora de alcance.”

A experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas como atleta profissional permite a Juan Maldonado Jaimez Júnior almejar transformar uma equipe que foi estabelecida há apenas três anos em uma nova força no futebol paulista e brasileiro.

Esse é o principal objetivo do ex-lateral, que teve passagens por clubes como São Paulo, Arsenal, Flamengo, Santos e também pela seleção brasileira. Juan atua como gestor do Cosmopolitano Sports Ltda, um time localizado em Cosmópolis, interior de São Paulo, que está se preparando para participar de sua primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das competições de base mais tradicionais e significativas do mundo.

Aposentado desde 2019, Juan é um dos sócios da Vega Sports, uma holding que atua em negócios e eventos relacionados ao esporte, além de colaborar com o Cosmopolitano na formação de jogadores das idades sub-8 até sub-20.

– Refleti bastante sobre o que fazer a seguir, uma vez que passei quase 30 anos no universo do futebol, desde a base até a carreira profissional. Considero que mudar para um setor diferente seria um grande desperdício do que aprendi e das relações que construí. Por isso, decidi continuar envolvido no futebol e acredito que o esporte necessita cada vez mais que ex-atletas se especializem, estudem e busquem conhecimento para contribuir com o futebol de forma mais ampla.

Este projeto é realmente interessante. Trabalhamos em todas as áreas relacionadas à administração esportiva, organização, planejamento e estratégias. É um desafio, mas igualmente muito gratificante e inspirador. Minha função abrange várias atividades: planejamento estratégico, análise de colaboradores, da equipe técnica e dos atletas, além de monitorar o desempenho, resultados e progresso. Também sou responsável pela administração de pessoas diariamente, o que torna tudo abrangente e complicado. Às vezes, é até complicado estabelecer uma rotina, já que cada dia apresenta suas particularidades – relata Juan.

O programa de desenvolvimento de atletas do Cosmopolitano inspira-se em grandes equipes, como o São Paulo, onde o ex-jogador de lateral foi revelado, e o Palmeiras, que se tornou um modelo na descoberta de novos talentos nos últimos anos. Juan reconhece que a abordagem para lidar com jovens jogadores evoluiu desde a sua época.

Voltar ao topo